Alimentação saudável e mais perto do que a natureza oferece

Comida de verdade é fundamental e indispensável para obter qualidade de vida.

Mas, a correria do dia a dia faz com que muitas pessoas prefiram alimentos práticos e, em sua maioria, ricos em gorduras saturadas, sódio e açúcares.

Apesar das informações apontarem para os males desse tipo de comida, e suas consequências danosas para toda a humanidade, como problemas cardíacos, diabetes, hipertensão, alergias, doenças autoimunes, obesidade e câncer, ainda há bastante desconhecimento sobre o assunto.

Comer bem é fundamental para melhorar a saúde, trazendo como benefícios a melhora da qualidade e uma maior expectativa de vida.

O aumento da qualidade de vida é resultado da escolha de alimentos saudáveis, além da adoção de um estilo de vida com hábitos que reflitam a busca por bons resultados, incluindo atividade física.

Organize sua Vida

Estabeleça, mentalmente, a meta de mudar sua atitude em relação aos alimentos. Prefira “comida de verdade” no sentido de alimentos que forneçam os nutrientes que cuidarão melhor da saúde.

Adquira o hábito de comprar e preparar suas próprias refeições. Dessa forma, você se envolverá e será motivado a variar o tipo de verduras, frutas, legumes e carnes; além de aprender melhores apresentações para suas refeições.

Tente incorporar as seguintes dicas no seu dia a dia:

Utilize mais alimentos naturais e in natura. Prefira a fruta ao suco, abuse dos temperos frescos e aproveite tudo o que os legumes e as verduras podem oferecer.

Evite os alimentos industrializados. Observe que a embalagem vai tentar vender a ideia de que estes produtos são saudáveis, mas a presença de substâncias artificiais, como corantes e conservantes, além de quantidades elevadas de sódio, causam hipertensão e problemas nos rins.

Tome água “entre” as refeições

A hidratação permite que todas as reações metabólicas que o organismo precisa sejam realizadas em equilíbrio químico, pois a água participa de praticamente todas elas.

O ideal é consumir alimentos saudáveis associado ao consumo de pelo menos dois litros de água por dia, o que pode ser entendido como a ingesta de oito copos de água de tamanho médio.

Esse componente indispensável à vida aumenta a disposição, melhora o aspecto da pele, serve de transporte para minerais e vitaminas hidrossolúveis.

Além disso, a saciedade surge como outra conquista. Dessa forma, inicie seu dia com a hidratação.

Introduza os alimentos, conforme sua rotina de atividades diárias, de forma a manter o corpo livre dos picos dos hormônios que mexem com a sensação de fome.

Organize um horário para as refeições, para consumir porções menores e evite as “bobagens” e os “beliscões”.

Quando a fome chegar, prefira alimentos que contenham pouco carboidrato. Ou seja, alimentos de baixo índice glicêmico, para que o organismo não aumente o uso da insulina, o que aumentará a fome pouco tempo depois.

Diminua e, se possível, elimine os alimentos produzidos com farinhas refinadas (bolos, biscoitos, pães, pizzas e outros dessa linha).

Inicie seu prato pelos vegetais. Coloque metade do prato de saladas e continue com uma porção generosa de proteína (carnes, peixes, ovos, aves), acrescente um tubérculo (batata doce, inhame, macaxeira) e, se ainda tiver espaço um pouco de feijão e/ou arroz (estes últimos podem ser opção de um almoço da semana).

Prefira como opções de lanches as oleaginosas (castanhas de um modo geral), frutas com aveia, ou farinha de linhaça ou chia ou quinoa, abacate puro ou com cacau em pó ou canela.

Evite o açúcar

Os açúcares refinados estão presentes em muitos alimentos industrializados e são responsáveis por alterar todo o metabolismo do corpo, pois interferem diretamente no equilíbrio hormonal.

Além de ser uma fonte de calorias vazias, alimentos ricos em açúcares aceleram o envelhecimento, desestruturam o colágeno da pele e aumentam o peso corporal.

Como opções de para adoçar, temos a stevia, derivada de uma planta brasileira, e o xylitol, um álcool que também é encontrado facilmente.

Leve consigo alguns sachês na bolsa para adoçar o cafezinho e evitar as recaídas pelo açúcar refinado.

Lembre-se de ser feliz

Tenha consciência de que sua maior riqueza é a saúde.

Não se deixe abalar pelos comentários de pessoas que preferem os riscos de uma alimentação desregrada, pelo simples fato de não terem força nem controle sobre suas próprias escolhas.

Viver muito é pouco. Bom é viver bem, aproveitando cada fase da vida plenamente.

 

 

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