Açúcar – Doce Veneno

Se você gosta de açúcar, preciso que saiba que células cancerígenas também gostam.

Décadas atrás, um médico alemão chamado Otto Heinrich Warburg, levou o prêmio Nobel de Medicina ao descobrir que células cancerígenas gostam tanto de açúcar que, nos períodos em que o tumor se desenvolve rapidamente, elas digerem o açúcar até 200 vezes mais rápido que células normais.

Pesquisadores descobriram o motivo: o consumo hiperativo do açúcar pelas células cancerígenas é um ciclo vicioso que ocorre, pois a fermentação da substância no interior das células fornece energia e desencadeia mutações, fazendo com que o tumor aumente mais rápido.

E não é apenas com o câncer que devemos nos preocupar quando falamos sobre o consumo do açúcar refinado.

O açúcar causa um ciclo vicioso que favorece as células cancerígenas, mas também prejudica o cérebro também – pois a soma das sensações que sua ingestão causa torna o prazer mais potente e a vontade de consumir foge do controle.

O açúcar vem sendo associado em diversas pesquisas a problemas cardiovasculares, obesidade e diabetes, pois seu consumo em excesso pode agravar os riscos de se contrair essas doenças, uma vez que ele é um produto altamente calórico e sem nenhum valor nutricional.

Depois de saber disso, qual a sua postura sobre este tema?

Busque sempre se informar sobre os riscos e malefícios à saúde daquilo que está ingerindo.

Não creio que seja possível eliminar o consumo, mas o conhecimento te levará a diminuir o consumo do açúcar refinado.

Comece a utilizar opções mais saudáveis e também reeducar o paladar.

Sugestão: Se exponha, gradativamente, ao amargo… “Treine” suas papilas fazendo uso de chocolate a partir de 70% de cacau e diminua a quantidade de açúcar no café, até descobrir que café é saboroso por si só, sem a necessidade de açúcar.

 

Drª Vânia Barboza

Nutrição para a vida!

Deixar uma resposta